Vai de videochamada no Natal? Veja dicas para turbinar a festa virtual

Publicidade

Vai de videochamada no Natal? Confira as dicas para turbinar a festa virtual

Tribuna do Paraná
Escrito por Tribuna do Paraná

Por Eloá Cruz

Neste Natal, muita gente vai sentir falta do calor do abraço de seus entes queridos, ou porque escolheu não viajar por causa da pandemia, ou porque preferiu não expor ao risco da doença os parentes mais vulneráveis à forma grave do coronavírus. Para que esta data tão especial não passe em branco, a tecnologia veio nos dar uma forcinha e criar uma comemoração diferente, sem perder a graça e 2020 veio para nos ensinar que é possível estar mais próximo, mesmo com a distância física. As videochamadas se tornaram uma grande aliada para quem está de home office e agora neste período de festas, elas vão unir muitas casas, parentes e amigos. 

LEIA TAMBÉMNoite de Natal será restrita a 10 pessoas e com toque de recolher no Paraná. Como fazer?

Enquanto os encontros presenciais na noite de Natal no Paraná estão limitados a reuniões com até 10 pessoas e toque de recolher que inicia às 23 horas e vai até às 5 horas, a celebração na internet é ilimitada de convidados e horário livre. Além de rever e conversar pela câmera do celular, ou pelo computador, dá para “turbinar” a festa virtual dos dias 24 e 25 de diferentes maneiras. Confira as dicas que a reportagem da Tribuna separou:

1- Amigo secreto e cartão de presente virtuais

Mesmo que ninguém se reúna para sortear os papeizinhos do amigo secreto, dá para manter a brincadeira esse ano de maneira virtual. Sites como o amigosecreto.com.br ajudam a realizar o sorteio, estipular um preço limite, sugerir opções de presentes e até manter uma conversa anônima com quem você tirou – para tirar aquelas dúvidas de tamanho de roupa e de sapato.

Para evitar filas e aglomerações do comércio e também nos shoppings centers, uma dica bacana é comprar um cartão de presente virtual. É possível fazer tudo on-line, escolher a loja de acordo com o gosto do amigo secreto – de livros, a roupas, calçados, cosméticos, objetos para casa. Não é preciso esperar a entrega e nem gastar com frete. Algumas lojas oferecem até a possibilidade de escrever um cartão de Natal para acompanhar o presente virtual. 

2 – Bebidas, flores e mimos gourmet

Se você e a pessoa que deseja presentear morar em cidades diferentes, mas que aplicativos de entrega estejam disponíveis, dá para enviar um mimo especial pelo iFood, Rappi, UberEats ou 99Food. Os aplicativos oferecem opções diferentes de presentes, que pode ser flores, um vinho ou outra bebida mais fina, uma porção de frios, geleias e frutas, ou bombons de chocolate. Basta instalar o aplicativo no celular e alterar o endereço de entrega para o endereço da pessoa que você deseja presentear.

3 – Playlist compartilhada

Uma boa festa não pode faltar uma boa música. Se nas reuniões em família, sempre tem trilha sonora, não é porque o encontro é virtual que a música vai faltar. A boa aposta para agradar a todos é montar uma playlist colaborativa, onde todos possam colocar suas preferências e deixar a festa bem democrática. É possível criar a lista de músicas em aplicativos de streaming, como o Spotify, ou mesmo pelo YouTube. Basta compartilhar o link da lista para que todo mundo tenha acesso a playlist. 

4 – Quiz da família

Testar o conhecimento da turma sobre as curiosidades e acontecimentos da família pode ser uma boa dica de entretenimento. Sites como o kahoot.com podem ajudar você a montar perguntas e até personalizar o quiz, usando fotos de família. Quem acertar mais as respostas e for mais rápido na hora de escolher as opções, ganha mais pontos no jogo. 

5 – Filme em família

Programar de assistir a um filme simultaneamente pode ser uma boa ideia para depois da ceia e presentes. É bom escolher uma boa opção, que agrade a todos e que ao mesmo tempo esteja disponível a todos os familiares. Confirme antes se todos têm acesso a plataforma de streaming escolhida, dá também para pensar em alguma opção bacana que esteja disponível na TV a Cabo ou TV aberta. 

LEIA MAIS Como calcular a quantidade de comida e bebida para a ceia de Natal

Foto: Freepik.

Os melhores aplicativos de videoconferência

Para que não haja problemas de conexão, programe previamente um horário para a videochamada e verifique com antecedência se todos terão acesso e vão garantir a conexão na plataforma escolhida. 

Esteja atento também à qualidade da conexão de internet. Se a velocidade estiver baixa, a chamada de vídeo pode haver muitas interrupções. Uma conexão fraca também pode deixar o vídeo e o áudio em baixa resolução. A qualidade da chamada vai depender do sinal da sua rede wireless ou da velocidade da sua rede de dados.

Arrume a casa, monte um cenário bacana, vista uma roupa bonita para participar do encontro virtual. Se for usar o celular, deixe a bateria bem carregada e deixe o aparelho posicionado estrategicamente para gravar. Prefira não segurar o celular na mão o tempo todo, seu braço vai agradecer.

Skype

É um dos aplicativos de videochamadas mais popular do mundo. Ele costuma ser bem completo para quem nas versões PC e Mac, mas com o aplicativo de celular é possível fazer chamadas com grupos de até 25 pessoas. 

Ele também possui o bate-papo convencional para enviar mensagens de texto e imagens. É um aplicativo simples e bem intuitivo, que facilita a comunicação. Disponível para smartphones  Android e iOS.

Microsoft Teams

Ele foi bastante usado em reuniões durante o home office e pode muito bem ser uma ótima opção para a videochamada em família. Se o problema for família grande, com o Teams a quantidade de participantes não vai ser problema. O melhor desse app é que ele permite participação de grupos grandes, de até 10 mil pessoas em videoconferência.

É possível acessar junto com o Teams arquivos de texto e imagens. O Microsoft Teams está disponível para smartphones Android e iOS.

Zoom

O Zoom pode ser utilizado tanto pelo computador como pelo celular. As sessões de bate-papo em grupo podem reunir até 100 participantes. Na versão gratuita, ele limita o período das videochamadas a 40 minutos. Para continuar após 40 minutos, é preciso criar outra sala e enviar o novo link a todos os participantes novamente. 

Facebook

Que tal aproveitar uma plataforma que (quase) todo mundo já tem acesso? O Facebook oferece o recurso de videochamada pelo Messenger. Com ele, é possível reunir até 50 pessoas numa única chamada, com tempo ilimitado.Como é parte do Facebook, fica muito mais fácil de encontrar os contatos.

Para iniciar a videochamada, localize no Facebook Messenger e crie uma nova conversa com os contatos da chamada. Abra o chat, clique no ícone da câmara e inicie a conversa de vídeo.

WhatsApp

Sabe aquele grupo de família que você já faz parte no WhatsApp? Basta clicar no ícone da câmara para chamar todos os participantes para uma chamada de vídeo. Para que mais familiares e amigos participem da conversa, basta adicioná-los ao grupo ou mesmo criar um grupo específico somente para essa chamada de Natal. A chamada do WhatsApp permite contato com até oito participantes.