Trabalho perigoso e pesado? Poucas chances de crescimento? Ambiente só de homens? Essas são algumas das principais dúvidas que surgem quando o assunto é escolher uma profissão na indústria, em especial nas áreas técnicas, oportunizadas por meio das muitas parcerias e capacitações oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Paraná).
Juliana Maia, coordenadora de Educação e Negócios do Senai Paraná, esclarece alguns dos principais mitos sobre a vida profissional de quem trabalha na indústria:
- “A indústria é um ambiente exclusivamente masculino”: embora a participação masculina ainda seja predominante, o setor está cada vez mais aberto e inclusivo para mulheres, com oportunidades crescentes em diversas áreas;
- “Trabalhar na indústria é perigoso e pesado”: com a evolução tecnológica e a automação, muitas funções que antes exigiam esforço físico foram substituídas por operações seguras e controladas por máquinas. Hoje, há uma maior ênfase na qualificação e segurança do trabalho;
- “A indústria oferece poucas chances de crescimento”: na realidade, o setor industrial oferece muitas oportunidades de crescimento, especialmente para profissionais que se qualificam continuamente.
Qualidade de vida
Segundo Juliana, os profissionais da indústria relatam um ambiente de trabalho dinâmico e desafiador, com forte ênfase na inovação. “Muitos trabalhos na indústria requerem habilidades técnicas avançadas e envolvem a operação de equipamentos de última geração. Quanto às condições de trabalho, a segurança é prioridade, e as empresas investem em treinamentos e tecnologias para minimizar riscos”, afirma.
Vinicius Arduíno Rosa tem 21 anos e concluiu o Curso Técnico em Edificações do Senai Paraná. Ele trabalha em uma das mais reconhecidas gerenciadoras de obras industriais do Sul do Brasil como modelador 3D para criação de renders, vídeos, realidade virtual e aumentada.
“Iniciei minha jornada com o Senai ainda durante o ensino médio, onde passei pelo momento que todo jovem passa, de tomar a decisão sobre qual profissão seguir. Então lembrei o quanto gostava de inovação e construção civil. Também me inspirei no meu avô, que também foi professor de desenho do Senai, e de quase todos os meus parentes próximos que passaram por lá. A partir daí, me matriculei no Curso Técnico em Edificações e iniciei a minha jornada”, recorda.
Carreira industrial
O curso técnico teve grande influência na personalidade e na vida profissional de Vinicius. “A cada momento, durante as aulas, eu via uma oportunidade de seguir os passos do meu avô e dar orgulho para minha família. Ao fim do curso, com apresentação da banca de TCC, saí já com propostas de empregos e muita bagagem com equipes. Foi quando me convidaram para participar da Worldskills Competition, maior competição profissional do mundo”, conta o jovem, destacando que, naquela edição, a competição estava programada para ser realizada em Shanghai, na China.
Após o cancelamento em decorrência da pandemia, Vinicius terminou a etapa nacional da competição na modalidade #20 – Construção em Alvenaria classificado como segundo melhor do Brasil na área. “Fui convidado novamente para continuar na Worldskills, dessa vez na modalidade #58 – Construção Digital, com modelagens 3D de edifícios, onde conquistei o 2º lugar da etapa estadual no Paraná. Também fui convidado para participar de outra modalidade, a #59 – Tecnologia em Design Industrial, em que segui por um ano de treinamento em 2023. Sabia que esta seria minha última participação por conta do limite de idade e, desta vez, era a classificatória para o mundial de Lyon (França). Após um ano de treinamento, ganhei o prêmio de 2º melhor do Brasil em Design de Produtos”, destaca. “Infelizmente não me classifiquei para o mundial, mas saio com a maior experiência de conhecimento e autoconhecimento que poderia imaginar em minha vida. Hoje sei que, com força de vontade, posso ser capaz de conquistar o que eu quiser e não teria conseguido chegar onde cheguei sem o Senai, que incentivou e bancou todas as minhas necessidades para me tornar o meu melhor”, reconhece Vinicius.
SENAI
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é referência em educação para o mercado de trabalho no setor industrial, sendo considerado o maior complexo de educação profissional da América Latina e um dos cinco maiores do mundo.
O Senai Paraná oferece cursos técnicos em diversas áreas, como Automação e Mecatrônica, Automotiva, Celulose e papel, Construção Civil, Eletroeletrônica, Energia, Gestão, Logística, Metalmecânica – Mecânica, Química, Segurança do trabalho, TI – Hardware, TI – Software, Vestuário e muitas outras, que possibilitam aos alunos obter um diploma valorizado e conquistar boas oportunidades em diferentes setores da indústria.