Competitividade estimula busca por profissionais de logística

Competitividade do mercado estimula busca por profissionais de logística

Gerenciamento de operações e processos logísticos fazem parte das atividades dos profissionais que atuam na área | Foto: Gelson Bampi/Divulgação

Para 2025, a previsão é que haja dois milhões de postos de trabalho nessa área

Um dos pilares para a competitividade de mercado é a entrega de produtos. Seja pelo tempo, pelo custo, organização ou estoque, a Logística é vista como fundamental para as empresas. 

Segundo o Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), os custos logísticos no Brasil equivalem a mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e representam cerca de 10% do faturamento das empresas brasileiras. Por isso, investir em profissionais voltados a essa área é prioridade e, até mesmo, questão de sobrevivência para as organizações.

A Logística é uma profissão do presente 

Segundo o Relatório de Tendências produzido pelo Observatório Sistema Fiep, armazéns verticais e centros de microdistribuição complementarão esforços para aliviar a tensão da distribuição em ambientes urbanos.

Logísticas flexíveis exigirão combinações específicas de processamento e expedição de mercadorias. Almoxarifados automatizados e novas tecnologias delivery (drones, robôs e veículos elétricos) impactarão na criação de valor para varejistas e empresas de tecnologia e a economia da entrega demandará harmonização entre inovações e necessidades cívicas dos territórios. 

Em termos de empregabilidade, para 2025 a previsão é que haja dois milhões de postos de trabalho nessa área. As projeções são do Observatório Nacional da Indústria (ONI), núcleo de inteligência e análise de dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI).  

Estar preparado para as mudanças, com foco na indústria 4.0, é diferencial no mercado de trabalho | Foto: adobe stock
Estar preparado para as mudanças, com foco na indústria 4.0, é diferencial no mercado de trabalho | Foto: adobe stock

A profissão exige conhecimentos de negociação, gerenciamento e proatividade 

Entre as principais atividades do profissional de logística estão a análise, a diferenciação e a proposição de alternativas para resolução de conflitos. Além disso, a busca de maior produtividade com baixo custo, gerenciamento de operações e processos logísticos, vistorias, perícias, avaliações e emissões de parecer técnico, entre outros. 

Em termos financeiros, a remuneração também é bem interessante. De acordo com sites especializados em remunerações, a média salarial de um profissional Técnico em Logística está na casa dos R$ 9 mil. 

Para quem quer estar pronto para as oportunidades, o Senai Paraná oferece o Curso Técnico em Logística. Com duração de 18 meses, o Cursos Técnico em Logística trabalha a formação de profissionais para o mercado da indústria 4.0 que está mudando a forma de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo. 

Para saber mais sobre este e muitos outros Cursos Técnicos do Senai, acesse: senaipr.org.br/cursos