Para 2024, Senai abre mais de 1.500 vagas em Cursos Técnicos para Curitiba e RMC - Vem pra Industria

Para 2024, Senai abre mais de 1.500 vagas em Cursos Técnicos para Curitiba e RMC

Desenvolvimento de Sistemas, Mecatrônica e Química estão entre as opções disponíveis

Segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, divulgado pelo Observatório Nacional da Indústria no ano passado, serão criadas, em todo o país, 497 mil novas vagas formais na indústria até 2025, sendo 136 mil vagas com nível de formação técnica profissional.

Somente no Paraná, o estudo aponta que a demanda por formação de nível técnico no estado será superior a 124 mil trabalhadores.

 As áreas com maior demanda por formação são:

Estes e todos os demais postos de trabalho, típicos da indústria 4.0, vão exigir uma vasta atualização de conhecimentos técnicos. Quem tiver familiaridade com novas tecnologias, como inteligência artificial, além de capacidade de adaptação e aprendizado contínuo, sairá na frente.

Para apoiar o trabalhador da indústria e quem deseja iniciar uma carreira na área, o Senai Paraná oferece diversas opções de Cursos Técnicos em várias áreas, com aulas tanto no formato presencial quanto Educação a Distância (EaD).

Cursos Técnicos do Senai têm alta empregabilidade

Em termos de empregabilidade, a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos do SENAI 2021-2023 aponta que diversos cursos profissionais de nível médio têm taxa de ocupação acima de 90%, como mecânica (96,5%), alimentos (95,2%), refrigeração e climatização (94,5%), eletromecânica (94,4%) e automação industrial (93,2%).

De acordo com a Pesquisa, 84,4% dos ex-alunos de cursos profissionais de nível médio da entidade estão empregados.

Além disso, a pesquisa também aponta que 91,7% das empresas preferem contratar egressos da instituição, enquanto 99,4% dos ex-alunos afirmam que indicariam os cursos da entidade a outras pessoas.

No Senai os alunos aprendem na prática, com equipamentos de porte industrial que simulam os reais desafios da indústria e do mundo do trabalho | Foto:: Gelson Bampi

Senai abre novas turmas de Cursos Técnicos para 2024 – Matrículas Abertas

Para o primeiro semestre de 2024, com início das aulas previsto para 19 de fevereiro, o Senai Paraná vai abrir mais de 4 mil vagas para Cursos Técnicos em 32 unidades pelo estado.

Somente em Curitiba e Região Metropolitana, por exemplo, serão mais de 1.500 vagas em Cursos Técnicos como:

Com duração entre 18 e 24 meses, existem Cursos Técnicos nos períodos matutino, vespertino, noturno e integral, com opções tanto no formado presencial quanto EAD.

Todos as opções de Cursos Técnicos com inscrições abertas no Senai Paraná podem ser verificadas no site senaipr.org.br/cursos, dentro da opção Cursos Técnicos.