Os sessentões estão com tudo - Vem pra Industria

Os sessentões estão com tudo

63% dos alunos que foram matriculados no Senai Paraná de janeiro a setembro de 2023 têm entre ensino médio e ensino superior completos | Foto: Adobestock

Levantamento do Senai Paraná aponta as cinco áreas mais procuradas por esse público quando o assunto é atualização profissional

Para muitos, chegar aos 60 anos pode significar atingir uma nova fase da vida, muito mais direcionada ao descanso e ao lazer. Por outro lado, essa fase da vida também pode significar uma nova oportunidade, tanto para empreender quanto para se manter atualizado e ativo no mundo de trabalho.

Independentemente da escolha, o fato é que os sessentões estão com tudo.

Segundo levantamento do Senai Paraná, de janeiro a setembro deste ano a instituição já acumula 1.587 matrículas de alunos 60+ não apenas em cursos rápidos, de aperfeiçoamento e qualificação profissional, mas também em cursos técnicos.

As cinco principais áreas mais procuradas para cursos no Senai Paraná pelo público 60+ são:

  1. Alimentos e bebidas
  2. Vestuário
  3. TI – Software
  4. Gestão
  5. Segurança do trabalho

O Senai é pra todo mundo mesmo!

Não importa o grau de instrução e a escolaridade. Para os alunos 60+ do Senai Paraná o que importa mesmo é se manter atualizado. 63% dos alunos que foram matriculados no Senai Paraná de janeiro a setembro deste ano têm entre ensino médio e ensino superior completos.

No Senai Paraná os alunos aprendem com equipamentos de porte industrial e com desafios reais da indústria e do mundo do trabalho | Foto: Gelson Bampi
No Senai Paraná os alunos aprendem com equipamentos de porte industrial e com desafios reais da indústria e do mundo do trabalho | Foto: Gelson Bampi

Um bom exemplo é Raimundo Siqueira, formado em Administração de Empresas e também como Técnico Mecânico Industrial pela Escola Técnica Federal de São Paulo.

Agora, aos 65 anos, Raimundo é aluno do Senai Paraná em Pinhais, no Curso Técnico em Eletrotécnica.

Ele abriu uma empresa de geração de energia solar, vendas e instalação, e precisa da formação para tornar-se o responsável técnico do novo empreendimento. “Sempre atuei em manutenção industrial, focado na parte mecânica e recente iniciei em um novo segmento, totalmente diferente de minha formação e vivência profissional. Agreguei a essa empresa produtos da Intelbras, CFTV, Controle de Acesso e Segurança. Busquei fazer Eletrotécnica para poder ser o responsável técnico pela minha empresa e poder assinar projetos até 800 kVA, bem como a importância do conhecimento no seguimento Elétrico”, conta.

Em uma turma que também tem alunos mais jovens e com menos bagagem que Raimundo frente aos desafios e mudanças exigidas pelo mundo do trabalho, a troca é mútua e sempre com grandes aprendizados.

“Tenho uma excelente interação tanto com os professores quanto com os demais alunos. No geral, é uma troca mútua de informações valiosas que enriquecem o conhecimento de todos e, o mais importante, o respeito mútuo também”, comenta.

Você também pode fazer um Curso Técnico no Senai Paraná. Para saber todas as opções de cursos você pode ligar ou entrar em contato pelo WhatsApp 0800 648 00 88 ou acesse o site senaipr.org.br/cursos.