Mulheres na indústria: por que considerar carreiras industriais e como começar

Mulheres na indústria: por que considerar carreiras industriais e como começar

As mulheres devem considerar a indústria por sua capacidade de oferecer estabilidade, crescimento profissional e inovação tecnológica | Foto: Shutterstock

Estão em alta as vagas na indústria para mulheres. Saiba como aproveitar essa oportunidade num mercado tradicionalmente masculino

A carreira na indústria oportunidades variadas, com salários competitivos e um campo de atuação diversificado, que vai desde operações de máquinas a cargos de gestão e pesquisa. Dados recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelam um crescimento de 82,5% no número de empregos na indústria entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023.

Coordenadora de Educação e Negócios no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Paraná), Juliana Maia destaca as oportunidades para mulheres na indústria.

“As mulheres devem considerar a indústria por sua capacidade de oferecer estabilidade, crescimento profissional e inovação tecnológica, com setores como o de energia, automação e sustentabilidade sendo particularmente promissores. Para começar, é recomendado buscar cursos técnicos que ofereçam especializações em áreas de interesse e programas de estágio para ganhar experiência prática”, recomenda.

De acordo com a especialista, o Senai oferece programas específicos para incentivar a inclusão de mulheres na indústria, incluindo vagas gratuitas em cursos técnicos, de aperfeiçoamento ou qualificação profissional, além de parcerias com empresas e indústrias que priorizam a contratação de mulheres. “Além disso, há iniciativas voltadas para promover a igualdade de gênero e apoiar o desenvolvimento de carreiras técnicas femininas, com redes de apoio, oficinas e workshops focados no empoderamento feminino na área industrial”.

Mulheres na indústria

Mulher, mãe e trabalhadora da indústria: Katia Assis é egressa no curso de Qualificação Profissional em Operador de Torno CNC do Senai. Antes de terminar a sua formação, Katia foi indicada para uma entrevista e conseguiu entrar no mercado de trabalho.

Ela conta que, no começo, enfrentou alguns obstáculos, justamente por ser mulher em uma área predominantemente masculina. No entanto, segundo ela, o curso rápido possibilitou a segurança necessária para se posicionar frente aos desafios da profissão

“O curso ensina a não ter medo daquilo que você vai encontrar na indústria. Você não vai chegar na empresa sem saber de nada. O curso ajuda a abrir a cabeça e a não se assustar, principalmente com o sistema, com as máquinas e com a prática da profissão. Os gestores falam que estou indo bem e isso é muito gratificante”, conta.

Carreira industrial

Segundo Stefanie, o maior diferencial está no preparo tecnológico. “Eles sempre oferecem os equipamentos necessários para os alunos, além de aulas práticas bem estruturadas. Acredito que cursar o Técnico em Desenvolvimento de Sistemas foi crucial para passar processo seletivo na empresa multinacional onde trabalho atualmente”.

SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é referência em educação para o mercado de trabalho no setor industrial, sendo considerado o maior complexo de educação profissional da América Latina e um dos cinco maiores do mundo.

O Senai Paraná oferece cursos técnicos em diversas áreas, como Automação e Mecatrônica, Automotiva, Celulose e papel, Construção Civil, Eletroeletrônica, Energia, Gestão, Logística, Metalmecânica – Mecânica, Química, Segurança do trabalho, TI – Hardware, TI – Software, Vestuário e muitas outras, que possibilitam aos alunos obter um diploma valorizado e conquistar boas oportunidades em diferentes setores da indústria.

Clique aqui e saiba mais sobre os cursos do Senai Paraná.