Todos os setores empresariais precisam de administradores e o número de vagas para esses profissionais é sempre alto.
Compras, vendas, recursos humanos, financeiro, gestão. As possibilidades de atuação são grandes e a exigência do mercado é que esse profissional esteja atento às tendências e atualizado com a economia nacional e global.
A formação em Técnico de Administração, por exemplo, permite atuar em empresas de base industrial e setor de serviços, assim como organizações de diversos setores e portes econômicos, de segmentos públicos ou privados nas mais variadas regiões do país.
Peça-chave para a gestão estratégica de qualquer empresa, é comum que o profissional técnico em administração trabalhe com números, planilhas e softwares de gestão, analisando e interpretando informações.
Nas fábricas, a presença desse tipo de profissional é fundamental, pois é ele que oferece suporte para executar atividades administrativas e coordenar equipes em atividades correlatas no nível operacional dos setores de produção e serviços.
Administradores competentes contribuem para alavancar o setor com a tomada de decisões assertiva, aumentando a produção de bens de maior valor adicionado, reduzindo custos e garantindo a performance da empresa no mercado competitivo.
Em termos salariais, segundo sites especializados em remunerações financeiras, a média salarial de um técnico em administração no Brasil está na casa dos R$ 7 mil.
Para se ter uma ideia do mercado disponível para atuação desse tipo de profissional, no Brasil, são 21,6 milhões de empresas ativas, considerando as de Microempreendedor Individual (MEI), que também necessitam de conhecimentos na área. Os dados são do Painel Mapa de Empresas, do Ministério da Economia.
No Senai Paraná, por exemplo, o Curso Técnico em Administração tem duração de 18 meses e é ofertado nas modalidades Educação à Distância (EaD).
Além de ser referência em formação profissional para a indústria, o Senai é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina.
É por isso que os egressos da instituição chegam prontos no mercado de trabalho e são capazes de elaborar e implementar métodos e técnicas administrativas em todos os níveis de qualquer instituição em que estejam inseridos.