Jovens que transformaram suas vidas com uma carreira na indústria

Histórias inspiradoras: jovens que transformaram suas vidas com uma carreira na indústria

Alunos valorizam o networking com empresas e a infraestrutura de qualidade das unidades do Senai | Foto: Shutterstock

Conheça as muitas possibilidades que o Senai oferece para carreira na indústria

No mercado competitivo em que vivemos, uma formação técnica de qualidade muitas vezes é o diferencial que transforma a vida de jovens em busca de uma carreira na indústria. Em muitos dos casos, a primeira oportunidade de ingresso no mercado de trabalho passa por essas formações, como as oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Paraná).

“Por meio de cursos que alinham teoria e prática, o Senai possibilita que seus alunos desenvolvam habilidades diretamente aplicáveis à indústria, com foco na empregabilidade. Muitos egressos relatam que o Senai os ajudou a conquistar autonomia financeira, encontrar oportunidades de carreira que antes pareciam distantes, e construir um futuro mais promissor para suas famílias”, afirma Juliana Maia, coordenadora de Educação e Negócios no Senai Paraná.

Os principais feedbacks dos alunos, segundo a coordenadora, incluem a alta empregabilidade após a conclusão dos cursos e a confiança em lidar com tecnologias inovadoras no mercado industrial. “Alunos valorizam o networking com empresas e a infraestrutura de qualidade das unidades do Senai. Muitos destacam que os cursos os preparam para desafios reais, o que facilita a transição para o mercado de trabalho”.

Dados da Pesquisa de Acompanhamento dos Egressos 2021-2023, realizada pelo Senai Nacional revelam que 84,4% dos egressos do Senai conseguem emprego em até um ano após a conclusão do curso.

A Pesquisa mostrou ainda algumas das principais áreas de formação técnica consideradas altamente empregáveis, não apenas devido ao crescimento dos setores industriais, mas também pela versatilidade das competências adquiridas.

  1. Mecânica – 96,5%
  2. Eletromecânica – 94,4%
  3. Automação Industrial – 93,2%
  4. Eletrotécnica – 92,7%

Além da alta taxa de empregabilidade, os Cursos Técnicos também proporcionam um aumento significativo na renda dos formados. Em média, os egressos de Cursos Técnicos têm um incremento de 25% na renda em comparação com seus rendimentos antes da formação.

Setores industriais

Guilherme de Lima Vilani tem 19 anos, trabalha como assistente técnico de segurança do trabalho numa indústria metalúrgica e está cursando o 4º módulo do Curso Técnico de Segurança do Trabalho no Senai Paraná.

“O Senai representa muito na minha vida, principalmente por agregar conhecimento com muita excelência, trazendo experiências fundamentais, fazendo com que haja interação entre a sala de aula e o ambiente de trabalho. Foi o curso do Senai que me mostrou uma oportunidade de crescimento profissional, e a vontade de querer saber mais e querer ser mais”, conta Guilherme.

Para o jovem, sua formação o ajudou a crescer em sua jornada profissional. “Como o Senai traz experiências de conhecimento, você se sente mais seguro para entrar em um ambiente de trabalho. Fez com que eu pudesse crescer, mesmo sem estar com a formação concluída. Fui aprendiz, fui estagiário, e hoje sou assistente técnico em uma multinacional, e isso me trouxe um conhecimento muito vasto”.

Formação técnica

O Senai monitora o desempenho de seus egressos por meio de pesquisas e indicadores de empregabilidade. Segundo Juliana Nascimento, estudos internos revelam que uma significativa parcela dos formados consegue ingressar na área industrial, muitos já nos primeiros meses após a formação. “A taxa de empregabilidade, especialmente em setores como metalurgia, eletrônica, automação e mecânica, é bastante alta, reforçando o impacto positivo da formação”, pontua.

Stefanie Gontijo Pires, 24 anos, é analista de dados em uma empresa de auditoria e consultoria e está no último período do Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas. “Optei por estudar no Senai durante uma transição de carreira, quando surgiu uma oportunidade de emprego na área de tecnologia. Achei que seria válido fazer um curso técnico voltado para o mesmo ramo em que estava iniciando. O Senai não apenas me ajudou a evoluir em conhecimento, mas me ajudou a conquistar a vaga que eu tanto almejava no mercado”, relata.

Segundo Stefanie, o maior diferencial está no preparo tecnológico. “Eles sempre oferecem os equipamentos necessários para os alunos, além de aulas práticas bem estruturadas. Acredito que cursar o Técnico em Desenvolvimento de Sistemas foi essencial para passar no processo seletivo na empresa multinacional onde trabalho atualmente”.

Senai

O Senai Paraná faz parte do do Sistema Fiep e possui 38 unidades distribuídas pelo estado com oferta de Cursos Técnicos, de Aprendizagem Industrial, Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, alinhados às reais necessidades da indústria.

Clique aqui e saiba mais sobre os cursos do Senai Paraná.