Chef de sucesso em Curitiba lembra de origem nas feiras livres

Chef de sucesso em Curitiba lembra de origem nas feiras livres

Curry Pasta nasceu nas feiras de Curitiba. Foto: Divulgação
Bom Gourmet
Escrito por Bom Gourmet

Apresentado por

Especial apresentado por Prefeitura de Curitiba

As feiras livres de Curitiba inspiraram o cozinheiro e hoje chef Rafael Lafraia a se consolidar no ramo da gastronomia da capital paranaense. Com paixão pela cozinha profissional, Lafraia se encontrou experimentando sabores e aromas e passou a oferecer suas criações gastronômicas nas feiras de Curitiba.

A mistura da tradicional culinária italiana com temperos presentes no curry fez Lafraia criar sua marca: a Curry Pasta. Das feiras até a abertura do Curry Pasta, foram mais de três anos em contato direto com o público das feiras e eventos de rua da capital.

Dos eventos na Praça da Espanha Rafael esteve em todos, entre Festival de Jazz, Batel Soho Festival e feiras de produtos autorais, como as diversas edições da Emporium Handmade. O sucesso nas feiras sempre vinha acompanhado da pergunta: “e onde fica seu restaurante?”. A partir disso, Lafraia resolveu abrir um delivery em 2019 e o restaurante em 2020.

“O que me atraiu nas feiras foi poder começar um negócio com pouco recurso e em contato direto com o público. Era uma forma de ver se o meu negócio era viável”, relembra o proprietário do restaurante Curry Pasta, que hoje vislumbra novos horizontes e tem planos ambiciosos de levar sua cozinha multicultural para Amsterdã.

Foram justamente as feiras e o contato com o público que trouxeram para Lafraia a sacada criativa do prato que é base da sua assinatura como cozinheiro: massa com curry defumado e tiras de frango. “Foi a combinação perfeita entre Índia e Itália. Esse prato nasceu nas feiras quando percebi que as pessoas não entendiam todo o potencial da pasta de curry que eu servia em torradas. Elas gostavam, mas achavam que era uma pastinha apenas. Tive a ideia de servir o curry sobre uma massa — e assim mesmo, nesse trocadilho aparentemente casual, nasceu o Curry Pasta”, revela.

Dos computadores aos fogões

Antes de se dedicar à gastronomia, Rafael atuava na área de Tecnologia da Informação. A rotina era intensa: durante a semana, Lafraia trabalhava em um escritório de Tecnologia de Informação e dedicava as noites à produção do curry para as feiras. “Eu trabalhava na quinta e sexta à noite na cozinha de familiares para fazer a feira no sábado e domingo. Sempre íamos com uma quantidade otimista e ingredientes frescos”, explica.

Ele descreve sua mudança como um choque entre dois mundos, uma transição não apenas profissional, mas também pessoal. Na cozinha, Rafael conta que encontrou uma forma de expressar sua criatividade e se conectar com as pessoas. “Dentro do mercado de tecnologia, tudo era muito prático, matemático, exato e sem improviso. Na gastronomia, tudo é humano e orgânico. Fazer comida é muito nobre; mesmo cobrando por isso, é um ato generoso.”

Agora, Rafael planeja expandir os negócios e levar o Curry Pasta para Amsterdã. Ele diz acreditar que a multiculturalidade da cidade combina perfeitamente com sua proposta gastronômica: “Amsterdã representa bem a mistura cultural que eu faço no Curry Pasta.”

Por lá, a caminhada do empresário não vai começar nas barraquinhas de feiras e ruas. Em breve, em data que Lafraia guarda como surpresa, uma segunda unidade de seu Curry Pasta chegará no lado oeste da capital holandesa. Local em que, segundo Rafael, “se encontram turistas e moradores que vão além do ponto turístico. São pessoas que buscam  experiências gastronômicas e artísticas na cidade. Mas pode ser daqui a qualquer vinte dias”.

Serviço

Restaurante Curry Pasta

Endereço: Avenida Manoel Ribas, 750
Horários: de terça a domingo, das 11h30 às 22h (23h qui, sex, sab); fechado às segundas
Para mais informações, acesse o site do restaurante

>>> Especial Curitiba 332 anos. Leia todos os conteúdos

Sobre o autor

Bom Gourmet

Bom Gourmet