Como escolher escolas inclusivas para crianças com necessidades especiais

Escola para todos: como escolher instituições inclusivas para crianças com necessidades especiais

Acessibilidade é um conjunto de práticas e adaptações que permitem a participação de todos em determinado ambiente
Acessibilidade é um conjunto de práticas e adaptações que permitem a participação de todos em determinado ambiente

É dever de todos garantir que o ambiente escolar seja acolhedor e inclusivo

Escolher a escola ideal para os filhos é um dos grandes desafios enfrentados pelos pais, especialmente no momento das matrículas.

Essa decisão vai além de avaliar a estrutura física da escola, envolve considerar o projeto pedagógico, os valores da instituição, a segurança e o ambiente oferecido.

A escola será o local onde a criança passará grande parte do seu tempo, interagirá com colegas, aprenderá lições importantes e formará sua visão de mundo. Por isso, investem tempo na pesquisa e visita às escolas, conversando com educadores e entendendo quais instituições podem oferecer a melhor base para o crescimento saudável e equilibrado de cada criança.

Acreditamos no poder da comunicação e podemos auxiliá-los nessa escolha.

A nossa proposta é levar a informação para ajudar os pais nessa escolha da escola para seus filhos, em uma ação da Tribuna com o propósito de expandir os canais de comunicação, com destaque aos conteúdos relacionados.

Conheça dicas que podem ajudar na escolha da escola adequada para meninos e meninas com necessidades especiais.

A importância da acessibilidade na educação 

Acessibilidade é um conjunto de práticas e adaptações que permitem a participação de todos em determinado ambiente, inclusive pessoas com necessidades especiais de natureza física, sensorial ou cognitiva. 

Na escola, isso significa criar iguais condições de acesso para que todos os meninos e meninas possam desenvolver suas potencialidades de forma segura. É importante entender o tema porque é estimado que o Brasil tenha mais de 45 milhões de portadores de algum tipo de necessidade especial, o que inclui muitas pessoas em idade escolar.

Escolas para crianças com necessidades especiais 

As adaptações devem acontecer dentro e fora de sala de aula. Confira alguns mobiliários, equipamentos, práticas, materiais e equipamentos que podem ser empregados para incluir todos os alunos na vida escolar.

Espaço físico 

A própria localização da escola influencia na questão da acessibilidade. Escolas localizadas em bairros com ruas seguras e rampas de acesso para calçadas ajudam pessoas com mobilidade reduzida, bem como a presença de faixas de pedestres e boa sinalização de trânsito.

Rampas e corrimãos facilitam o acesso de alunos com dificuldades de mobilidade e com deficiência visual. Portas com largura adequada para passagem de cadeiras de rodas também são fundamentais, além de maçanetas de alavancas, que facilitam o acesso por parte de pessoas com deficiências motoras nas mãos.

Piso e mobiliário 

Alunos com deficiência visual precisam de pisos táteis com placas com relevo fixadas ao chão. Assim, conseguem se locomover sozinhos e com segurança. O piso tátil direcional é aquele que indica o caminho, enquanto o de alerta chama atenção para degraus, portas e demais obstáculos.

Já estudantes com mobilidade reduzida precisam de espaço ampliado entre carteiras para circular. Além disso, alguns alunos podem precisar que móveis sejam trocados de lugar para conseguir ver o professor e o quadro melhor.

Métodos de ensino e materiais didáticos

Os professores devem empregar diferentes métodos de avaliação, incluindo provas orais ou em Braille, além de apresentações de seminários ou apresentações alternativas para os alunos que delas necessitam. Intérpretes de LIBRAS e legendas em materiais audiovisuais podem, por sua vez, ajudar alunos com problemas auditivos.

Livros didáticos com letras ampliadas ou com esquema de alto contraste de cores podem favorecer os estudos de alunos com visão reduzida, e versões de aulas em áudio ou Braille também podem ajudar estudantes cegos ou com visão reduzida.

Recursos de apoio e comportamento

Outros recursos como computadores acessíveis, iluminação adequada, sistemas de áudio e outras tecnologias podem ser empregadas para garantir que cada aluno absorva as informações com qualidade.

Mas nada disso que foi apresentado acima faz sentido se a cultura da instituição não é, também ela, inclusiva. O esforço de pais, educadores e alunos em receber bem quem quer que seja deve ser continuamente celebrado para construir um mundo mais justo.

Acessibilidade é lei

A falta de acessibilidade atrapalha o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Por isso, desde 2015 vigora o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que prevê a acessibilidade como direito de todo estudante com deficiência. Segundo o artigo 28, cabe ao poder público garantir “(…) acessibilidade para todos os estudantes, trabalhadores da educação e demais integrantes da comunidade escolar às edificações, aos ambientes e às atividades concernentes a todas as modalidades, etapas e níveis de ensino”.

É claro que escolas particulares que ofereçam adaptações e práticas de acessibilidade são proibidas de criar cobranças adicionais por este motivo. 

A inclusão deve ser cada vez mais real

Escolas acessíveis geram cidadãos preparados para o futuro, independente de suas necessidades especiais. Um ambiente de ensino que respeita a diversidade gera uma sociedade mais equilibrada, com avanço de direitos, além de colaborar para o desenvolvimento pessoal de cada estudante.

Quando a escola olha para todos com a mesma atenção, a educação avança e todos se sentem pertencentes.