Escolhendo uma escola multilíngue para seus filhos

Escolhendo uma escola multilíngue para seus filhos

Crianças que desenvolvem habilidades em diferentes línguas tendem a ter melhor memória e capacidades cognitivas
Crianças que desenvolvem habilidades em diferentes línguas tendem a ter melhor memória e capacidades cognitivas

Conheça as vantagens e desafios do ensino em diferentes idiomas desde a infância

Um dos fatores para considerar na hora de escolher a escola dos seus filhos é a qualidade do ensino de idiomas estrangeiros. Dentro deste espectro, há escolas que oferecem inglês e espanhol como disciplinas obrigatórias – em respeito às diretrizes educacionais do Brasil -, mas também outras instituições que trabalham com estes e outros idiomas estrangeiros de maneira ainda mais predominante em seus currículos.

As vantagens são evidentes, desde o desenvolvimento cognitivo aumentado de crianças e adolescentes até as possibilidades de que eles vivam outros países e culturas no futuro, aumentando suas chances de sucessos pessoais e profissionais. Isso pode fazer toda diferença em um mundo cada vez mais globalizado.

Lembrando que cada estudante tem um ritmo próprio de desenvolvimento, e que o papel de educadores, pais e toda a comunidade é criar ambientes que estimulem os jovens a pensar por si, com possibilidades expandidas devido à aquisição de um segundo idioma.

Escola bilíngue x multilíngue 

A escola bilíngue é aquela que oferece currículo em dois idiomas. A imersão pode ser total ou parcial, mas todo o corpo docente nessas instituições está preparado para se comunicar com alunos e pais nas duas línguas. Assim, as crianças e adolescentes se tornam proficientes em leitura, escrita, fala e compreensão auditiva.


Também é possível procurar uma escola que implemente opções de programas bilíngues para seus filhos. Neste formato, é comum que muitas disciplinas sejam ministradas na língua materna, enquanto outras já são estudadas no segundo idioma. Esta abordagem também gera benefícios significativos para a ampliação de perspectivas dos jovens.

As escolas multilíngues, por sua vez, dedicam-se ao ensino em várias línguas. No Brasil, que tem o português como língua oficial, isso também se aplica, já que comunidades de cerca de 30 países têm presenças massivas em nosso território, como espanhóis, alemães, libaneses, japoneses e italianos. Além disso, possuímos centenas de línguas indígenas e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), utilizada pelos surdos, como recursos de comunicação. Uma escola multilíngue, portanto, pode ajudar a integrar muitos alunos com a história de seus antepassados, além de antecipar possibilidades para o futuro. A Suíça é um caso clássico de país multilíngue, já que eles têm quatro idiomas oficiais: romanche, francês, alemão e italiano.

Confira agora as principais vantagens que alunos em idade escolar podem aproveitar ao estudar em uma escola bilíngue ou multilíngue.

Desenvolvimento intelectual avançado 

Crianças que desenvolvem habilidades em diferentes línguas tendem a ter melhor memória e capacidades cognitivas, já que passam por estímulos diferentes dos da maioria. Isso gera maior capacidade de resolução de problemas e maior poder de concentração e de memória. 

Este aumento de possibilidades não se resume apenas ao aspecto verbal, mas também se desenrola em outras frentes, ajudando até a retardar o surgimento de doenças degenerativas, em relação a indivíduos que falam apenas um idioma.

Ampliação de oportunidades acadêmicas e profissionais 

Alunos fluentes em dois idiomas podem conseguir melhores oportunidades, em um mundo cada vez mais competitivo e conectado. A fluência no segundo idioma pode fazer diferença em entrevistas de emprego, testes de proficiência em caso de processo de naturalização ou cidadania e possibilidade de acesso a conteúdos que ainda não têm tradução em português.

Conhecimentos culturais ampliados 

Estudar outro idioma não demanda apenas que os alunos saibam reproduzir as palavras ou entendê-las, mas também um aprofundamento em uma cultura diferente da nossa. Afinal, ao aprender gramática, pronúncia e escrita de outra língua, também exercitamos um olhar para objetos, contextos e situações que são, muitas vezes, diversos dos que encontramos em nosso dia-a-dia. 

Este aumento de contato com outras formas de viver em sociedade favorece a criação de uma visão de mundo mais plural, respeitosa com outras tradições e referências. Para dar exemplos práticos, estudando outro idioma o jovem pode aprender a ver filmes sem legenda ou entender canções em outras línguas.

Alguns desafios do ensino de idiomas para crianças 

Pais que já falam alguma língua estrangeira ajudam os filhos a fixarem os conhecimentos que adquiriram na escola. Afinal, ao criar um ambiente que estimula a prática de mais de uma língua, as crianças desenvolvem estas capacidades com ainda mais qualidade e velocidade. Ou seja, se o seu filho só estuda inglês, por exemplo, na escola ou durante as tarefas de casa, seu desenvolvimento no idioma pode ter ritmo reduzido. Claro que não podemos esquecer que os pequenos já sabem procurar, por si, na internet e etc, outras formas de exercitar o que aprendem.

A Tribuna quer ajudar você a escolher a escola ideal para seus filhos 


Escolher a escola ideal para os filhos é um dos grandes desafios enfrentados pelos pais, especialmente no momento das matrículas. Afinal, é nela que a criança passará grande parte do seu tempo e formará sua visão de mundo.

Por isso, a Tribuna criou esta série para auxiliar você a escolher a escola ideal para o seu filho.