Turistando em Curitiba; cartões-postais da cidade estão ao alcance de todos

Turistando em Curitiba; cartões-postais da cidade estão ao alcance de todos

Ônibus da Linha Turismo de Curitiba. Foto: Aniele Nascimento

Muitos moradores de Curitiba desconhecem os cartões postais da capital paranaense e a Linha Turismo é uma forma prática e barata de mudar isso 

Por Danielle Blaskievicz, especial para a Tribuna do Paraná

Curitiba é conhecida em todo o mundo por oferecer diversas opções de lazer e entretenimento gratuitas aos moradores e visitantes. São 30 parques e 15 bosques espalhados por todas as regiões da cidade. Ainda assim, curiosamente, é comum encontrar moradores que nunca foram aos principais cartões postais da capital paranaense. Ou que só frequentam esses espaços quando recebem visitas de outras cidades – e aí se sentem na obrigação de fazer o papel de anfitriões.  

Minha cidade é o meu mundo

Para quem quer aproveitar o aniversário de 331 anos de Curitiba para desbravar a cidade, uma boa opção é embarcar na Linha Turismo, o ônibus que percorre os principais pontos turísticos, como o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer.  

Veja quais são as paradas da Linha Turismo. Foto: Reprodução / SMCS

Os passageiros que optarem pelo cartão de acesso, que custa R$ 50, têm embarques ilimitados ao longo de todo o percurso. Dessa forma, podem desembarcar em qualquer um dos pontos de parada e retomar o trajeto no próximo ônibus da Linha Turismo, em 30 minutos.  

O veículo especial, com capacidade para 65 passageiros sentados, circula pelos principais pontos turísticos da cidade, como parques, museus, teatros, mirantes, espaços culturais, centro histórico, bairro gastronômico, memoriais étnicos e o Mercado Municipal. 

>>> Leia mais matérias do Especial Minha Cidade é meu Mundo

O serviço opera regularmente todos os dias, a partir das 8h30 até às 17h30, com saída inicial na Rua 24 Horas, no centro da cidade. No entanto, o passeio pode ser iniciado em qualquer ponto; os cartões são vendidos diretamente nos ônibus. 

Veja alguns destaques do trajeto 

Rua 24 Horas 

Foto: Hugo Arada

É o ponto de partida oficial da Linha Turismo. A Rua 24 Horas foi inaugurada em 1991, época em que tinha diversos serviços que funcionavam ininterruptamente. Depois o local passou por uma ampla reforma e reabriu em novembro, operando diariamente das 9h às 23h.   

Jardim Botânico 

Foto: Atila Alberti

É o ponto mais visitado de Curitiba. Inaugurado em 1991, o Jardim Botânico não é apenas um parque, mas também um centro de pesquisa e conservação botânica. A estufa de vidro em estilo art nouveau lembra o antigo Palácio de Cristal de Londres, dos jardins geométricos e do bosque de mata nativa. O espaço abriga o Museu Botânico, com espécies que são referência nacional. O Museu ainda tem espaço para exposições, biblioteca e auditório. No local, também é possível visitar o Jardim das Sensações, trilha de 200 metros de extensão que o visitante percorre de olhos vendados, conhecendo com os demais sentidos plantas e algumas paisagens naturais. Abre das 6h às 19h30. 

Local de embarque: Rua Engº Ostoja Roguski, entrada principal do Jardim Botânico 

Museu Oscar Niemeyer 

Foto: Lineu Filho

O MON, como é conhecido, é um dos maiores museus da América Latina. Seu acervo abriga mais de 2,2 mil obras de artistas reconhecidos nacional e internacionalmente. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, sua estrutura de 35 mil m² se destaca entre 144 mil m² de área verde. O complexo é formado pelo prédio principal, projetado em 1967, o novo anexo, concebido em 2001 e inspirado na araucária, árvore de grande porte e símbolo do Paraná. A forma elíptica e as paredes de vidro desse novo anexo conferiram ao MON o carinhoso e popular apelido de “Museu do Olho”. 

Local de embarque: Rua Manoel Eufrásio, ao lado do Museu Oscar Niemeyer. 

Parque Tanguá 

Foto: Cassiano Rosário

Inaugurado em 1996, o Parque Tanguá faz parte do projeto de preservação do Rio Barigui, juntamente com o Parque Tingui e Barigui. Destacam-se no parque duas pedreiras, unidas por um túnel de 45 metros que pode ser atravessado a pé por uma passarela sobre a água. Possui pista de cooper, ciclovia, mirante, lanchonete e o Jardim Poty Lazzarotto. É considerado um dos melhores locais para apreciar o pôr do sol em Curitiba. Abre todos os dias, das 6h às 22h. 

Local de embarque: Rua Oswaldo Maciel, próximo ao módulo da Guarda Municipal.