Cidadania na prática! Políticas públicas e rede ativa fazem de Curitiba uma cidade inteligente

Cidadania na prática! Políticas públicas e rede ativa fazem de Curitiba uma cidade inteligente

Jovens e adolescentes participam de projetos e iniciativas para colocar em prática ações que contribuam com o planeta. Crédito: Divulgação
Jovens e adolescentes participam de projetos e iniciativas para colocar em prática ações que contribuam com o planeta. Crédito: Divulgação

Elo Apoio Social e Ambiental desenvolve projetos de sustentabilidade e de transformação social

Por Hellena César, especial para a Tribuna PR

No auge da maturidade e com a vantagem de ostentar títulos como o de “capital ecológica do Brasil”, Curitiba chega aos 331 anos orgulhosa de permanecer no topo das mais notórias classificações brasileiras e mundiais. É a “Cidade Mais Inteligente da América Latina” (Latam Smart City Award), a “Mais Empreendedora do País” (Ranking Connected Cities), uma das sete comunidades mais inteligentes do mundo (Top 7 ICF 2021), entre outras premiações.  

Minha cidade é o meu mundo

Esse reconhecimento todo, no entanto, só é possível graças às políticas públicas desenvolvidas regionalmente e, ainda, a uma rede de pessoas que se compromete a mudar diariamente a sua realidade e o seu entorno.  

Foi assim que, em 2001, surgiu a Elo Apoio Social e Ambiental, iniciativa que começou oferecendo aulas de reforço escolar para 15 estudantes e se transformou em uma rede que auxilia jovens em situação de vulnerabilidade social com foco em sustentabilidade, educação e olhar para o futuro dos jovens e da cidade.  

Naila Maria Joaquim, gerente executiva da Elo Apoio Social e Ambiental, conta que, desde a fundação, a organização não-governamental tem em seu DNA a preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade. No início, para conseguir arcar com as despesas dos cursos oferecidos à comunidade, a instituição instalou um ponto de coleta, separação e destinação de equipamentos eletrônicos. A ideia acabou sendo incorporada à rotina da ong e hoje, além de ser uma das fontes de renda, é uma forma de reduzir o impacto ambiental com a produção de lixo eletrônico. 

A sustentabilidade faz parte do DNA da Elo Apoio Social e Ambiental.  Crédito: Divulgação
A sustentabilidade faz parte do DNA da Elo Apoio Social e Ambiental. 
Crédito: Divulgação 

Hoje, apenas 3% de todo o lixo eletrônico da América Latina é reciclado, de acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). Com o intuito de mudar essa realidade, a Elo se consolidou como um ponto ecológico que recebe equipamentos eletrônicos em desuso e os transforma em oportunidade de desenvolvimento para adolescentes e jovens.  

Tudo o que chega passa por uma triagem. O que ainda é possível utilizar, fica na instituição. O restante é destinado de forma correta para outras empresas parceiras. 

>>> Leia mais matérias do Especial Minha Cidade é meu Mundo

Naila explica que a Elo Apoio Social e Ambiental conta com diversos projetos que desenvolvem ações com os jovens que trabalham desde a educação ambiental, conceitos de sustentabilidade, iniciativas de como colocar em práticas ações que venham a contribuir com o planeta. 

Esperança

O Plantando Esperança é um dos projetos desenvolvidos na Elo e que já impactou mais de 1 mil jovens em situação de vulnerabilidade social desde 2008. Nele, os participantes recebem orientações para a construção de um projeto de vida, olhar para o futuro, para a comunidade e para o meio ambiente. “Para mim, foi uma grande experiência. Adquiri conhecimento tanto na área profissional, quanto na vida pessoal”, conta Erejanor Simon, 16 anos, um dos garotos atendidos pelo projeto.  

No projeto, os jovens aprendem sobre o mercado de trabalho, recebem formação completa e são desafiados a instigar o pensamento crítico e a resolver problemas enquanto recebem suporte psicológico. Brenda da Silva, 15 anos, diz ter aprendido sobre seus direitos como cidadã, diversidade e outros assuntos importantes. “Eu sairei daqui preparada para o mercado de trabalho e muito melhor como ser humano”. 

Outro projeto desenvolvido na ong é o Elo Aprendiz, que auxilia na inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho por meio da formação teórica e prática, na condição de aprendiz. Além de treinamento oferecido por uma equipe de instrutores, os jovens e adolescentes são encaminhados para oportunidades em empresas parceiras.